- Decisões relacionadas ao tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais de saúde autorizados, considerando as características de cada paciente.
- Procurar o médico, o mais rápido possível, aos primeiros sinais de complicações, tais como: sangramento, infecção da ferida, abscesso, granuloma, prolapso mucoso, aderências e necrose tecidual.
- Mariana sempre usou o botton da Mic-key* ! Usamos somente o extensor grosso pra tudo (medicamentos, suco, sopa, água e vitamina) e doamos o extensor fino para bebês.
- Procure sempre uma nutricionista! Toda alimentação da Mariana é batida no liquidificador por um minuto ou mais e passado em uma peneira pequena de 10 cm e colocada em uma seringa de 60 ml.
- No caso da Mariana, a alimentação desce por gravidade pela seringa de 60 ml mais o extensor grosso, sem a necessidade de bomba de infusão.
- Não tenham receio sobre a gastrostomia e o botton. Com orientação médica aprendam a trocar o botton em casa.
- Não é necessário verificar a água do balão. Só tire o botton se perceber que ele está frouxo. Ver procedimentos!.
- Se possível tenha um botton reserva em casa, pois ele pode estourar a qualquer momento! Por este motivo que só colocamos no balão 4 ml de água destilada (água para injeção).
- Devemos ter muita higiene com o botton e assessórios, pois eles são "a boca das nossas crianças".
- Os extensores não tem medidas, eles cabem em qualquer botton da Mic-key* .
- Mantemos sempre uma gaze entre o botton e a pele da criança, com a pomada Dermodex (genérico), para evitar pequenos vazamentos e o atrito do botton com a pele da criança. E só trocamos após os banhos.
- Lavamos os extensores somente com uma escovinha cervical para exame ginecológico e enxaguamos com qualquer detergente de pia e muita água da torneira.
- Nunca deixamos os extensores de molho em nada (cloro, água morna ou etc), pois tendem a ressecar e rachar.
- Para a escovinha ficar do tamanho do extensor, simplesmente emendamos com um pequeno pedaço de clips! Compramos as escovinhas em lojas de materiais hospitalares.
- Nunca conectamos a seringa direto no botton de gastrostomia, sem usar o extensor. Pois, poderá danificar a válvula interna do botton.
- Veja como é fácil e barato reaproveitar o extensor fino ou extensor grosso do botton de gastrostomia: